Araruama inicia implantação das Academias de Saúde

O município desenvolve projeto para oferecer atividades físicas à população como forma de prevenir doenças. Atividades já estão sendo realizadas em Praia Seca, onde a primeira Academia vai funcionar


Araruama prevê implantação do Programa Academia de Saúde. O município deve receber quatro academias e atividades já estão em andamento no distrito de Praia Seca, onde a primeira vai ser implantada. A medida visa prevenir doenças através da prática de atividades físicas.  


De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde da Família do Departamento de Saúde Coletiva, Elisabete Soares, destaca como esse programa pode beneficiar o município. “Ações como esta desafogam a rede secundária, como a UPA e os hospitais, pois atuam na prevenção. Estamos lidando com vidas, promovendo o ser humano de maneira integral”, disse Elisabete.

 

A implantação dessas academias têm a função de unir pessoas, desenvolvendo a convivência da população, através de atividades físicas, agregando práticas alternativas e complementares. Segundo a coordenadora do Grupo de Apoio à Gestão à Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, Sara Ferreira Gonçalves, o projeto é organizados com base nos pilares que fundamentam a atenção básica proposta pelo Sistema Único de Saúde.


O prefeito da cidade, Miguel Jeovani, ressaltou a importância da prática de exercícios físicos, entre os benefícios a serem oferecidos pelas Academias de Saúde. “Devemos ter em mente que é nosso papel, enquanto gestores públicos, trabalhar em favor da qualidade de vida da população. As academias vão favorecer ainda mais as práticas de exercícios físicos, que funcionam de maneira muito eficaz na prevenção de doenças e na melhoria do estado geral de saúde”, afirmou o prefeito.

Categorias: Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias